segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aquário Plantado, um ecossistema dentro de casa



O fascínio da fauna e da flora do fundo do rio dentro de casa, uma obra de arte natural que encanta  

Débora Ceccon

Você já imaginou ter dentro de casa as belezas do fundo de um rio ou do mar dentro de sua casa? Sabia que isso é possível? O dentista Daniel Milani de São Miguel do Oeste fascinado pela beleza dos peixes e plantas realizou um sonho, trazer para dentro de seu consultório mais vida, construído um aquário plantado de água doce. Daniel explica que o projeto precisou de seis meses de estudo para ser construído. “São plantas naturais, tudo é natural. O que difere do rio é que na base tem areia de filtro de piscina, ou seja, você cria um ecossistema”, salienta.
As plantas e peixes em sua maioria Milani comprou pela internet vindas do estado do Rio de Janeiro. Atualmente vivem no aquário mais de 35 peixes, entre um da espécie Disco, outros Molinesias, Neon, Cascudos e um Acara Bandeira. Ele observa que muitos peixes se reproduzem no aquário, inclusive em uma oportunidade chegou a doar mais de 30 peixes produzidos dentro do aquário. “Para mim um aquário desses é uma obra de arte. Para alguns um quadro é uma obra de arte, para mim o aquário é uma”, revela.
No caso do aquário plantado ao contrário de outros aquários onde é necessário oxigênio, Daniel Milani explica que no caso para equilibrar o ph da água, é necessário inserir Gás Carbônico, já que o oxigênio é produzido pelas plantas através da fotossíntese que elas realizam com a exposição das lâmpadas instaladas no aquário. A estrutura que tem 1m40cm de comprimento, 60 cm de altura e 40cm de largura, tem capacidade de 336 litros de água.  Segundo ele a troca parcial da águia é feita a cada 7 ou 15 dias, onde é retirada aproximadamente 30% da água do fundo.  

Milani observa que ter um aquário plantado exige de uma a duas horas para poda das plantas e limpeza a cada semana. Ele reconhece que o trabalho não lhe cansa, pois se diz apaixonado pelo aquário e os peixes. Ele recorda que foram meses de estudo para buscar o que melhor cabia ao projeto, desde o móvel, iluminação, filtros, plantas e base para o plantio das flora e já adianta que pretende ainda no futuro ampliar o aquário.  “Se você quiser ter a fauna e a flora de um rio asiático dentro de casa você pode, ou então do Rio Bonito, você pode ter, isso que é fascinante no aquarismo”, diz Milani. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário