segunda-feira, 17 de maio de 2010

Simplicidade

Foto: site www.peperi.com.br

Na sexta-feira dia 14, participei de uma palestra na Unoesc. Havia recebido o convite pela coordenação do curso de jornalismo, que o jornalista mais premiado do Brasil tal de José Hamilton Ribeiro estaria em São Miguel do Oeste na Unoesc. No momento não lembrei de quem se tratava, procurei ler sobre ele, e fui me recordando. Sabem aquele senhor que faz belas reportagens no Globo Rural? Aquele senhor de idade, já de cabelos brancos, bem esse! Resolvi participar da palestra e ouvir o que José Hamilton Ribeiro tinha a contar, e que me desculpem a ignorância não lembrar logo quem era.

Hoje pela manhã um colega de profissão me perguntou o que achei da palestra. Em primeiro momento só respondi, que esperava mais. Pensei que o palestrante, jornalista, não tinha um roteiro, ou melhor, um assunto específico para tratar. Meu colega até me respondeu que estava tendo uma visão crítica demais! Mas depois pensei. Pensei em tudo que Zé Hamilton Ribeiro nos disse, e quer saber, o melhor de tudo foi a lição de vida e a simplicidade que nos passou.

Para você entender um pouco de quem é José Hamilton Ribeiro pode ler sobre a história e a trajetória dele dá uma pesquisada rapidinha no Google. Interessantíssima a vida profissional dele.

José, apesar de ter a chance de trabalhar nos maiores veículos de comunicação, escrita e falada, ser o jornalista mais premiado do país, com premiações inclusive internacionais, ele se mostrou uma pessoa muito simples e humilde. Na platéia estudantes de jornalismo, de agronomia, entre outros cursos, imprensa, agricultores, ouviram atentos o Zé falar por duas horas, num clima de risos e alguns momentos de emoção.

E pensando hoje, em tudo que nos contou, das experiências, inclusive na guerra onde perdeu uma perna ao pisar em uma mina, em suas andanças no interior do Brasil, o que sempre prevaleceu foi sua simplicidade e seu talento. E é essa simplicidade é que ajudou a José Hamilton ser o que é. Ele não nos disse isso, eu estou constatando isso.

Além de toda a vontade, talento, o ingrediente principal do sucesso é a simplicidade. Mais de 55 anos dedicados ao jornalismo. E não pensem que ele parou. Ele continua lá, na luta, na simplicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário